LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 3 de julho de 2011

5 cm por segundo...



"Cinco centímetros por segundo é o tempo que leva para uma flor de cerejeira cair ao chão".

Esta é a frase que liga uma promessa feita de Akari para Takaki.Ambos eram amigos inseparáveis durante  o ginasial, até que certo dia Takaki tem de se mudar para Tokyo devido as mudanças dos pais.

O sentimento de separação é melancólico para eles,mas decidem que seriam fieis um ao outro,se correspondendo por carta, para jamais perderem contato.
Um ano se passa desde a mudança de cidade, e de colégio.Como haviam prometido, naquele mês de março iriam se encontrar na estação Shibuya. 
Após uma longa viagem demorada por causa da neve.Finalmente se reencontram. 
Eles caminham até um pé de cerejeiras mais próximo da estação, e lá dão seu primeiro beijo. Um beijo que uniria ainda mais suas almas, mesmo que talvez nunca mais se encontrassem.


No colegial, Takaki conhece Sumita, e logo se tornam amigos.Sumita na verdade é apaixonada por ele, mas de alguma forma subjetiva ela sabia que não seria correspondida.Takaki era gentil e carinhoso, mas jamais a olharia como ela realmente queria.

Alguns anos se passam e Takaki termina seus estudos, passa a trabalhar e morar em um alojamento.Mais solitário do que nunca,tenta se distrair trocando e-mails com uma estranha.Mas por ela seu coração não despertava como Akari.

Quando finalmente numa travessia da rua, dois corpos se encontram no mesmo lugar, mas por questão de segundos quando Takaki olha para trás o trem passa e ele espera.Depois de todos os vagões passarem ninguém está do outro lado da linha.
Mas como disse seu coração, era Akari quem estava ali.



"5cm por segundo"[Byousoku 5 Centimeter] , é uma belíssima animação japonesa de 2007, fala do amor a distância.o que me faz questionar se um sentimento de amor pode sobreviver por tanto tempo.Pode existir amor somente entre as almas como se estas jamais se separassem?

Apesar de ser um desenho animado com traços de um shojo batido, a narrativa é bem madura, e aborda uma visão diferente para o gênero romance.Fugindo de qualquer paradigma já visto. 
Confesso que já vi um drama romântico que se aproxima deste estilo, falo do filme sul-coreano Il Mare já comentado em uma postagem anterior. 

O interessante destes filmes, é que eles conseguem ser tão mais sentimentais do que um romance mais físico, mesmo que o casal protagonista mal se encontrem.

O desfecho disso?
Como o esperado, a cena final não parece um desfecho mais um recomeço.Uma chance de aproximação.Ao mesmo tempo que é triste por não ter chegado no seu "finalmente", desperta uma certa esperança e expectativa para saber como será a continuação desta linda história de amor.

Um questionamento...
Você seria capaz de ser fiel a um amor a distância?
...
por mais quanto tempo?

download : asian space 

música tema:"One more time,one more chance "-Masayoshi Yamazaki

3 comentários:

  1. Olá, adoramos o teu blog pois está muito giro! Gostaríamos que fosses nossa seguidora e nos tua, por isso espero que comentes o nosso blog que também fala de animes, cinema, mangás, etc

    Aguardamos pela tua resposta :)

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Me atraiu,ainda não tinha visto nada relacionado a esse filme,vai ser interessante conferir essa história de amor a distância. E de fato,nas animaçãoes as expressão são bem mais visíveis do que em um live action,o que fica ainda mais emocionante.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Saan!

    Esse filme tem mesmo um diferencial marcante de interpretação do amor.
    O final é um pouco triste mas esperado...
    Uma experiência nova pra quem gosta.

    Mas quando eu quis dizer que "5 cm por segundo" consegue ser mais romântico me referi quando se compara com o romance físico.

    E por ser tão difícil romances assim é que achei bem interessante, original!*___*

    ResponderExcluir