LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 24 de julho de 2011

ENKA NO JOOU- Onna no koe!!



Recentemente e acidentalmente, já faz algumas semanas atrás que acabei por conhecer através de um clipe no Youtube, o dorama "Enka no joou" [A rainha do enka].

The History...

"Enka no joou" é composto por 10 capítulos exibidos em 2007 no canal NTV-Nippon Network Television Corporation .
Conta-se uma engraçada história de vida de Nobutomo Sachiko que possui seu apelido e nome artístico  Himawari¹.Ela é uma cantora de enka (música popular japonesa) sem sucesso na vida profissional e sem sorte na vida afetiva, mas que jamais desiste de sonhar.
Quando Himawari era pequena seu pai sempre a incentivava a cantar dizendo que sua voz era "nippon ichi", a melhor do Japão em outras palavras.Seguindo os passos da voz de seu pai, ela passa então a acreditar no seu sonho, e quem sabe chegar a se apresentar num Kouhaku Utagassen² algum dia.

Aos treze anos, seu pai sai de casa, após se separar ou melhor dizendo, depois de ter sido abandonado pela esposa. Himawari jamais esqueceu este dia.

A partir dos dezenove ela se muda de cidade, e tenta aprofundar seu caminho para música.Começa a se apresentar esporadicamente, até que um dia ela é convidada para cantar para operários de uma fábrica têxtil, e acaba conhecendo  Hitoshi.

Hitoshi em primeira instância parecia ser um cara boa praça, que fica elogiando o canto de Himawari, e diz que estaria disposto a investir 15000,000 Yiens (ou algo a mais) para que ela lançasse um CD. Mesmo custando acreditar, ela cede e ao contrário do que se imagina ela é enganada tanto no profissional como no pessoal, pois Himawari acaba se apaixonando por ele, e quando eles começam a viver juntos só acontecem degradações no relacionamento.Num dia ele ficava em casa levando uma vida vagabunda, no outro dia ele estava com outra, até que chega um dia em que ele vai embora e leva a metade dos pertences de sua casa.E apenas lhe deixa um bilhete dizendo :"-me desculpe por ainda estar vivo."
Enquanto a sua vida profissional, ela consegue lançar 3 singles,no mas sem decolar na carreira.
Desde este dia, se passam quinze anos.Hoje Himawari com 39 anos, mora sozinha num apartamento e trabalha num comércio de frios.

Mas com a música no coração, muitas aventuras vão acontecendo no decorrer do seu cotidiano para que ela reencontre pessoas, e se surpreenda  com as novas que ela irá descobrir.

Himawari carrega consigo uma 'voz da consciência contraditória', incorporada em uma menina , que é na verdade a lembrança de Himawari desde o tempo em que ela se separou do pai. Por isso a menina sempre está lhe dando conselhos e a faz relembrar do passado, mas como sempre, Himawari acaba a contrariando.

Sempre que ela contrareia seus próprios pensamentos, coisas ruins ocorrem,por que ela sempre acaba escolhendo o "caminho das trevas" mas Himawari busca resolver seus problemas sempre com um sorriso no rosto, tentando tirar o lado bom disso.E sempre acreditando nas pessoas. Por causa da sua ingenuidade, é por muitas vezes enganada pela mesma fórmula. 


Como sendo um dorama meio musical, há muitas referências famosas, como Miyako Harumi, e Hosokawa Takashi como trilha sonora de fundo para se ouvir nas situações de desespero.

Todo esse drama é contado da forma mais absurda, e cômica possível, com uma dose de inocência e carisma.É por isso que por este e outros motivos, que acho Enka no joou é uma ótima novela familiar em que podemos tirar um fundo moralístico para a vida, e faz olharmos para trás e dar risada dos problemas.


Legenda:

*¹ Himawari além de nome próprio da cantora, também significa girassol em substantivo simples. 
*² Kouhaku Utagassen: é um programa de música da emissora NHK especial final de ano.Onde são convidados diversos cantores sucessos do ano, que fazem uma disputa entre feminino (akagumi)X masculino (shirogumi).Saiba mais vendo este post aqui.


Veja mais informações no site

site oficial: ntv.com

download: D-addicts (via torrent /completo/sem legenda)

Music ending:

Um comentário: